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Haphazardly! The Future of Reputation and pop girls…we are Generation Google

” but..nobody knows what´s gonna happen tomorow…” well, mas estamos vivendo em uma geração na qual o registro não some jamais “We are Generation Google”

Sobre a tensão entre a proteção da privacidade de nossos dados e a nossa liberdade de expressão na web, Daniel J. Solove propõe um debate em seu livro de 2007, lançado pela Yale University Press.

De leitura fácil, acho que o The Future of Reputation – gossip, rumor and privacy on the internet inicia a conversa comentando que todos estamos sujeitos a perder um pouco de nossa privacidade a partir do início da quebra do monopólio de veiculação da informação quando todos passamos a possuir o poder de deixar registrado nossos discursos na web, seja através de blogs, comentários ou podcasts que também podem ser entendidos como uma ferramentas discursivas.

Apesar de a maior parte dos blogs concentrar discursos que expressam apenas o conhecimento tácito, ou seja, sem nenhuma verificabilidade da consistência da informação, e ainda estabelecer o compartihamento de idéias e afetos linkados, a privacidade fica ameaçada na medida em que discursamos não apenas sobre acontecimentos mas sobre pessoas.

A emergência, a disseminação de informação pela web, acontece principalmente quando discursos lançados na rede tornam-se ferramentas para debates sobre a cultura ou a própria sociedade.

Através de relatos de casos interessantes, bem ao estilo de livros americanos, de uma referência literária atual e às vezes se prendendo nas características das ferramentas disponibilizadas por social networks websites, uma grande vantagem conquistada pelo autor foi a de expor mais perguntas que respostas, tratando o tema de forma circular e nunca pelo viés comercial ou determinista.

Aqui vão algumas citações que achei interessantes na Parte I do livro:

[Norms] “They are the oil that reduces the friction of human interaction, nomrs are central mechanism throughout which a society exercises social control. Always there are few folks who confront that norm violator (…) The blogsphere can be a much more powerful norm- enforcing tool, allowing bloggers to adt as a cyberposse, tracking down norm violators and branding them with digital marks of shame.”(6)

[gossip] “From the down of time, people have gossiped, circulated rumors, and shamed others. These social practices are now moving over to the Internet, where they are taking on new dimensions. They transform form forgetable whispers within small local groups to a widspread and permanent chronicle of people´s lives. An entire generation is growing up in a very different world, one where people will acumulate deailed records befinning with childhood that will saty with them for live wherever tehy go.” (11)

[reputation]

“Our reputation are forged when people make judmentes based upon the mosaic of information avaiable about us. Our reputation is an essencial component to our freedon, for without the good opinion of our community, our freedom can become empty”. (30)

Além de afetar a construção da nossa identidade, a reputação é responsável pela confiança que as pessoas depositam em nós. Trata-se de uma propriedade pessoal.

“One reason to protect reputation, then, is to preserve the years of effort people put into developing it. Another theory of reputation (…) is that we protect it in name of human dignity”. (34)

” A proliferação de dados pessoais na web tem efeitos significativos para a reputação das pessoas. Como o sociologista Steven Nock define, “reputação” é ” a percepção compartilhada ou coletiva sobre uma pessoa. ” (30)

Discutindo a questão do controle e do descontrole de dados na web, não se pode negar o poder dos rumores falsos na web, algo incontrolável. “Can he take it all back? No. There´s no going back”. No final das contas somos todos like a “dog poop girls…”

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