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Redes – Coletivos

“Com Latour, a ciência e a técnica são concebidas,
assim como qualquer outra entidade, como emergentes
de um coletivo heterogêneo, de um híbrido de homens
e coisas. A noção de sociedade como reunião de
indivíduos é frontalmente rejeitada, uma vez que esta
é composta não apenas de indivíduos, mas de uma
infinidade de materiais heterogêneos. Para o autor,
somente algumas sociedades animais, como a dos
babuínos – primatas que possuem apenas o próprio
corpo como dispositivo de intervenção social -, podem
se prestar à definição acima5. Embora haja distinções
entre os materiais, Callon e Law advertem que todos
são essenciais na dinâmica do coletivo, afirmando que
“todos esses materiais contribuem à criação e à
transformação da ordem social” (Callon & Law, 1997,
p. 101).
Toda entidade é uma rede, e todas as entidades
são co-extensivas e indiscerníveis das redes de que
participam. Os autores concluem que Pasteur, assim
como qualquer outro cientista ou engenheiro, é “uma
rede de relações associando uma grande variedade de
elementos heterogêneos entre os quais ele traça um
compromisso” (Callon & Law, 1997, p. 103). Para
entender isto, basta acompanhar a gênese, o processo
de constituição dessas entidades, ao invés de
considerá-las já acabadas e com fronteiras firmemente
estabelecidas. Basta traçar seu processo de tradução,
entendido como o movimento que coloca os seres em
relação. Toda entidade é efeito de um processo de
composições e associações, cuja totalização é somente
aparente ou transitória.

Definir as entidades que compõem os coletivos
como redes significa defini-las como efeito de
processos de composições e associações que lhes
conferem formas sempre provisórias.

De: Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 2, p. 295-304, mai./ago. 2005

Autoras: Liliana da Escóssia
Virgínia Kastrup

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